Estou aqui estudando para o vestibular e vou compartilhar com vocês algumas dicas, algumas matérias, minha agenda de estudos e afins. Não sei se conseguirem, mas tentarei o máximo que posso.
Estou neste momento lendo o Estudo Acelerado para Concursos e Vestibulares do autor Ricardo Massucatto, mas não deixe que o título o desanime, o objetivo é ampliar sua capacidade de aprendizagem, ou como eu vejo, de fixação da matéria nessa sua cabecinha.
Uma das primeira dicas é: Faça uma lista.
Comece montando sua agenda de estudos e, após montar sua agenda de estudos monte sua agenda de revisão da seguinte maneira:
1 - Dia de estudo determinada matéria
2 - Revisão do que foi estudado em 24h
3 - Nova revisão em 7 dias
4 - Nova revisão em 15 dias
5 - Nova revisão em 30 dias
6 - Nova revisão em 60 dias
8 - Nova revisão em 90 dias
9 - Nova revisão em 120 dias
10 - Nova revisão em 180 dias
11 - Nova revisão em 300 dias
12 - Nova revisão em 360 dias
Não que dizer que você deverá estudar tudo novamente, mas apenas o que foi mais importe, mais relevante.
A melhor forma de fazer isso é utilizando duas agendas, afinal em determinado momento você dobrará o ano. Utilize também um caderno como livro de revisão, onde você fará um índice para encontrar mais rápido o que precisa quando for fazer as revisões. Na agenda junto a data marcada para determinada revisão você indica em que página do seu caderno de revisão esta o conteúdo a ser novamente visto.
Como eu não pretendo comprar um caderno, utilizarei o tablete com o Evernote instalado, já que ele é multiplataforma, posso usar em qualquer dispositivo, para arquivar minhas revisões, mas há um pequeno diferencial, eu fixo melhor as matérias quando meu braço já esta doendo de tanto escrever e o cheiro da tinta da caneta já esta me deixando tonto, por essa razão vou escrever tudo em papel primeiro, para depois passar para o Evernote e após 7 dias passar para o blog.
Farei o teste até os 60 ou 90 dias. Se conseguir fixar bem a matéria dessa forma eu relato como foi, caso contrário eu derrubo essa tese e atualizo este post para falar que não deu certo.
Vamos lá então.
EmoticonEmoticon